24 de abril de 2009

Une leçon de vélo

Para quem desconhece, Lyon possui uma rede pública de aluguer de bicicletas chamada de Vélo’v, também existente noutras cidades francesas e noutros países.

Aqui em Lyon, cidade bastante plana à excepção das colinas da Fourvière e Croix-Rousse, a utilização de bicicletas no dia-a-dia está bastante enraizada entre os habitantes, tanto que nas estradas se vêm por vezes verdadeiras filinhas de “biciclistas” a acelerar em direcção a suas casas, ao supermercado ou mesmo ao trabalho.

Felizmente também eu já fiz parte de uma dessas filas, quando regressava da minha natação numa tarde soalheira, e adorei perceber como a convivência entre ciclistas e automobilistas nas estradas é tão natural.



É verdade; eu também aderi à “moda” das bicicletas graças à rede Vélo’v. Creio que já faz 1 mês que ando a pedalar e tenho a dizer que dá imenso jeito. No entanto, aprendi bem à minha custa que para andar de Vélo’v não basta simplesmente saber andar de bicicleta; há outras lições que é preciso aprender e que se não as tivermos em atenção podemos dar-nos muito mal (acreditem que já me tramei muitas vezes!). Mas como eu até sou uma moça simpática, aqui vão as dicas:

- Antes de se dirigem à máquina e escolherem a vossa bicicleta, verifiquem SEMPRE:

. Se os 2 pneus estão cheios

. Se a corrente está no sítio

. Se conseguem rodar um pouco o pedal para a frente e se o barulho é normal

. Se conseguem regular a altura do banco

. Se não há nada de muito grave com os travões


- Se quando começarem a andar notarem alguma coisa de anormal, troquem de bicicleta na 1ª estação que encontrarem. Não esperem até a bicicleta deixar de estar completamente “andável”, porque pode ser tarde.


- Quando se dirigirem para um sítio muito popular (tipo Hôtel de Ville), comecem a procurar uma estação com lugares disponíveis bem antes. Acreditem que não vale a pena ir até ao destino em 15 min e depois perder 20 min à procura de um sítio para largar a bicicleta!


- Nestes casos em que chegam a uma estação cheia, passem com o cartão na máquina da estação: ela vai vos dar mais 15 minutos extra para compensar e diz quais as estações vagas mais próximas (claro que nós nunca sabemos onde são, mas isso é o próximo ponto)


- E agora a última e mais difícil lição - não se preocupem porque eu infelizmente também ainda não a aprendi: Andem sempre com um mapa que mostre as estações de Vélo’v. É a tábua de salvação quando todas as estações que conhecemos estão cheias ou quando a bicicleta se avaria no meio de não sei onde.

Espero ter conseguido ensinar-vos algumas coisas úteis. Boas pedaladas ;)

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