2 de agosto de 2009

Les vacances

Graças a semaine de fermeture do IFP tivemos direito a uma semaninha de férias! Como ainda temos todo o mês de Agosto pela frente quisemos aproveitar ao máximo esta semaninha! Os destinos foram um pouco variados…todos aproveitámos para viajar excepto o Boubou que recebeu a visita de um amigo em Lyon!


Eu, a Susana, o Alberto, o Akira, e o Tiago (que está em Estrasburgo mas também teve esta semana de férias) partimos no sábado (18/7) para Barcelona…ficámos lá quatro dias mas a nosso "desespero" por ir à praia não nos deixou visitar muito a cidade…visitámos alguns pontos principais como a Sagrada Família, o Parc Guell, Las Ramblas, etc. mas também queríamos descansar e para isso nada melhor que duas tardes passadas na praia com água quentinha ;) Mesmo chegando à praia só depois das 16h alguns ainda conseguiram ganhar um bronze de fazer inveja (não é Susana e Akira)!!





Na terça, 21/7, o Alberto regressou a Lyon porque no dia a seguir ia para Portugal…nós partimos para Veneza onde nos encontrámos com o Pedro e a Inês! Apesar de já ser de noite quando chegámos a Veneza foi logo possível perceber que esta era uma cidade muito bonita e diferente…afinal em vez de autocarros ali apanham-se barcos, os vaporettos e trânsito não é um problema!

Tivemos apenas um dia completo para visitar Veneza…corremos a cidade de uma ponta à outra a pé!! As ruas eram muito bonitas e estavam repletas de lojinhas onde as mascáras de Veneza predominavam. Ao fim da tarde fomos dar um passeio muito agradável de gôndola onde podemos gozar o silêncio e a paz que se faz sentir por aqueles canais!


Na quinta (23/7) foi a vez da Susana partir para Lyon. Nós partimos ao fim da tarde para o último destino da nossa viagem, Roma! Mais uma vez chegámos à noite e devo confessar que depois de ter estado na pacífica Veneza, a primeira impressão de Roma não foi a melhor…

Tivemos dois dias completos em Roma…no primeiro aproveitámos para fazer a visita pedonal pela cidade e no segundo fomos ao Vaticano! A cidade caracteriza-se pelas suas ruínas e pelas suas inúmeras praças e fontes… vale a pena visitar...o único conselho que dou é que essa visita não coincida com o pico do Verão! O calor que se fazia sentir era quase insuportável….o que nos “salvou” foi as fontes de água potável espalhadas por toda a cidade!




No Domingo (26/7) regressámos todos a Lyon pois na segunda era dia de trabalho….no aeroporto encontramos a Clara e o namorado, o Nuno, que também aproveitaram para visitar Roma.

As férias apesar de terem sido um pouco fatigantes a nível físico foram óptimas para abstrair um pouco das responsabilidades do trabalho…na minha opinião os locais de visita deviam ter sido invertidos (começar por Roma por ser a mais cansativa, seguir para Veneza onde se descansa da confusão e, por fim Barcelona onde encontrámos o descanso da praia ;)) mas mesmo assim foi muito bom ter tido a oportunidade de conhecer todas estas cidades…

18 de julho de 2009

Jazz à Vienne

Os bilhetes já estavam comprados há muito, a viagem de ida e volta já tinha sido planeada, só faltava mesmo ir! E no primeiro domingo deste mês chegou finalmente o dia em que o Pedro, o Boubou e eu fomos ver um dos concertos do festival de música Jazz à Vienne.

Vienne, não a da Áustria, é uma vila perto de Lyon (20 min de comboio) que recebe com muita frequência músicos mundialmente famosos. Pudera, a zona dos concertos era espectacular: um antigo anfiteatro romano com uma vista sobre as montanhas e o pôr-do-sol linda.


O concerto foi grandinho, ainda ficámos 5 horas sentados na pedra dura, mas valeu imenso a pena. A primeira parte era por um artista americano que eu desconhecia, Raul Midón, mas que deixou boa impressão. O auge desta parte acho que foi quando um dos muitos aviões de papel que por ali se andavam a mandar foi parar directamente ao palco e o público ficou em delírio. O Raul, que era cego, deve ter ficado a pensar o que estaria ele a fazer de tão bom...lol!

O concerto principal foi dado por 3 óptimos baixistas que o Pedro me apresentou, Stanley Clarke, Marcus Miller e Victor Wooten. Realmente eram os 3 muito dotados e tanto em conjunto como nos solos era um prazer ouvi-los.

No final ainda deu para o Pedro e o Bou comprarem as t-shirts do evento, com a lista dos concertos e uma das mascotes do festival. Já agora, alguém quer dar o seu palpite sobre que bicho é aquele na trotinete? Um papa-formigas? Um cavalo? O Pedro vota num porco...(?)

7 de junho de 2009

Les Jeudi d'ALSIP

Há uma coisa que acho muito interessante no IFP que é a sua preocupação social com os trabalhadores e o ambiente descontraído e de camaradagem que se vê entre as pessoas.
Um evento muito esperado todos os anos são os Jeudi d'ALSIP (5ªs feiras da ALSIP). São seis 5ªs feiras para seis competições desportivas - cross, ténis, badmington/squash, futebol, voley e mergulho - seguidas, claro, de comes, bebes e muito convívio! A participação nas Jeudi pode ser feita individualmente mas nós claro optamos por concorrer em equipa: os NHECOS !!!


Acho que a nossa equipa é uma das mais participativas, com todos os membros a jogar mesmo em desportos que nunca fizemos. Mas não nos temos estado a sair mal!

Na 1ª prova, o cross, tivemos até um medalhado: o Luís claro, que é o nosso campeão.



E na 2ª prova, o ténis, não nos saímos pior, com uma das nossas equipas a chegar às meias-finais (Nuno+Susie+Luís).
Têm sido umas soirées de 5ª feira super divertidas e nós vamos continuar a dar-lhes. ALLEZ NHECOS !!!




2 de junho de 2009

Um pedido de desculpas

Eu sei que há pessoas que vêem saudosas até aqui ao nosso blog para saber novidades dos seus amigos, filhos, irmãos que se encontram longe.
A todos eles queria pedir desculpa por termos estado 1 mês sem dar notícias.
A razão é simples: é que na verdade já se passou metade do tempo de estágio (!) e a responsabilidade de fazer a tese começa a pesar. Por isso, o tempo "livre" em que não a estamos a escrever, tentamos aproveitar ao máximo para descansar e conviver e acabamos por nos esquecer de postar.
Espero que consigamos ir mantendo isto mais actualizado, mas não se preocupem porque por aqui corre tudo a 100% !

10 de maio de 2009

Weekend du 1er de mai

Salut!!

Bem, estava à espera que alguém fizesse o resumo do nosso fim-de-semana à Suiça mas parece que anda toda a gente muito preguiçosa!!!
Pois é, aproveitámos o fim-de-semana comprido de 1 de Maio para visitar Genebra e os seus arredores. Inicialmente, éramos para ir só a Genebra mas quando falámos dos nossos planos ao Marco e ao Nuno (dois portugueses que estão a fazer tese no IFP) eles ofereceram-se para levar os seus carros e, assim, tivemos oportunidade de visitar outros locais perto de Genebra.
Partimos, sexta de manhã e chegámos a Genebra perto da hora de almoço. Foi, de facto, óptimo não estarmos limitados a ficar três dias em Genebra pois esta não tem muito que ver! Nessa tarde visitámos a cidade e na manhã seguinte fomos à ONU.

Nós na ONU

Na tarde do segundo dia fomos a Yvoire, uma pequena vila mediaval muito engraçada, a Evian (é uma marca de água francesa) e outro local, cujo nome não me recordo mas que tinha uma vista muito bonita!











Yvoire

O dia de regresso a Lyon, ficou reservado para conhecer Annecy! Annecy, é uma cidade muito bonita que tem um lago enorme (onde foi muito divertido andar nos pédalos...a água do lago era bem fresquinha, não é Susie, Alberto e Akira? ;)) e canais que fazem lembrar Veneza!
Na minha opinião, este foi, sem dúvida o melhor local de visita da viagem.

Annecy



Pédalos em Annecy

Resta ainda, agradecer à Susie e ao Marco pelos jantares que prepararam (estavam ambos muito bons!) e ao Nuno e ao Marco pelos bons conselhos de locais a visitar, pelo conforto da viagem e pela simpática casa que encontraram para ficarmos!

A viagem foi óptima e todas as pessoas que nela participaram (Akira, Alberto, Brântuas, Clara, Inês, Marco, Nuno, Pedro e Susana) contribuíram para isso!

Falta o Pedro (para a próxima temos de tirar mais fotos com o grupo completo!)

Por tudo isto, esta viagem fica para recordar com saudades e um sorriso no rosto!

24 de abril de 2009

Une leçon de vélo

Para quem desconhece, Lyon possui uma rede pública de aluguer de bicicletas chamada de Vélo’v, também existente noutras cidades francesas e noutros países.

Aqui em Lyon, cidade bastante plana à excepção das colinas da Fourvière e Croix-Rousse, a utilização de bicicletas no dia-a-dia está bastante enraizada entre os habitantes, tanto que nas estradas se vêm por vezes verdadeiras filinhas de “biciclistas” a acelerar em direcção a suas casas, ao supermercado ou mesmo ao trabalho.

Felizmente também eu já fiz parte de uma dessas filas, quando regressava da minha natação numa tarde soalheira, e adorei perceber como a convivência entre ciclistas e automobilistas nas estradas é tão natural.



É verdade; eu também aderi à “moda” das bicicletas graças à rede Vélo’v. Creio que já faz 1 mês que ando a pedalar e tenho a dizer que dá imenso jeito. No entanto, aprendi bem à minha custa que para andar de Vélo’v não basta simplesmente saber andar de bicicleta; há outras lições que é preciso aprender e que se não as tivermos em atenção podemos dar-nos muito mal (acreditem que já me tramei muitas vezes!). Mas como eu até sou uma moça simpática, aqui vão as dicas:

- Antes de se dirigem à máquina e escolherem a vossa bicicleta, verifiquem SEMPRE:

. Se os 2 pneus estão cheios

. Se a corrente está no sítio

. Se conseguem rodar um pouco o pedal para a frente e se o barulho é normal

. Se conseguem regular a altura do banco

. Se não há nada de muito grave com os travões


- Se quando começarem a andar notarem alguma coisa de anormal, troquem de bicicleta na 1ª estação que encontrarem. Não esperem até a bicicleta deixar de estar completamente “andável”, porque pode ser tarde.


- Quando se dirigirem para um sítio muito popular (tipo Hôtel de Ville), comecem a procurar uma estação com lugares disponíveis bem antes. Acreditem que não vale a pena ir até ao destino em 15 min e depois perder 20 min à procura de um sítio para largar a bicicleta!


- Nestes casos em que chegam a uma estação cheia, passem com o cartão na máquina da estação: ela vai vos dar mais 15 minutos extra para compensar e diz quais as estações vagas mais próximas (claro que nós nunca sabemos onde são, mas isso é o próximo ponto)


- E agora a última e mais difícil lição - não se preocupem porque eu infelizmente também ainda não a aprendi: Andem sempre com um mapa que mostre as estações de Vélo’v. É a tábua de salvação quando todas as estações que conhecemos estão cheias ou quando a bicicleta se avaria no meio de não sei onde.

Espero ter conseguido ensinar-vos algumas coisas úteis. Boas pedaladas ;)