2 de agosto de 2009

Les vacances

Graças a semaine de fermeture do IFP tivemos direito a uma semaninha de férias! Como ainda temos todo o mês de Agosto pela frente quisemos aproveitar ao máximo esta semaninha! Os destinos foram um pouco variados…todos aproveitámos para viajar excepto o Boubou que recebeu a visita de um amigo em Lyon!

Eu, a Susana, o Alberto, o Akira, e o Tiago (que está em Estrasburgo mas também teve esta semana de férias) partimos no sábado (18/7) para Barcelona…ficámos lá quatro dias mas a nosso "desespero" por ir à praia não nos deixou visitar muito a cidade…visitámos alguns pontos principais como a Sagrada Família, o Parc Guell, Las Ramblas, etc. mas também queríamos descansar e para isso nada melhor que duas tardes passadas na praia com água quentinha ;) Mesmo chegando à praia só depois das 16h alguns ainda conseguiram ganhar um bronze de fazer inveja (não é Susana e Akira)!!

Na terça, 21/7, o Alberto regressou a Lyon porque no dia a seguir ia para Portugal…nós partimos para Veneza onde nos encontrámos com o Pedro e a Inês! Apesar de já ser de noite quando chegámos a Veneza foi logo possível perceber que esta era uma cidade muito bonita e diferente…afinal em vez de autocarros ali apanham-se barcos, os vaporettos e trânsito não é um problema!

Tivemos apenas um dia completo para visitar Veneza…corremos a cidade de uma ponta à outra a pé!! As ruas eram muito bonitas e estavam repletas de lojinhas onde as mascáras de Veneza predominavam. Ao fim da tarde fomos dar um passeio muito agradável de gôndola onde podemos gozar o silêncio e a paz que se faz sentir por aqueles canais!

Na quinta (23/7) foi a vez da Susana partir para Lyon. Nós partimos ao fim da tarde para o último destino da nossa viagem, Roma! Mais uma vez chegámos à noite e devo confessar que depois de ter estado na pacífica Veneza, a primeira impressão de Roma não foi a melhor…

Tivemos dois dias completos em Roma…no primeiro aproveitámos para fazer a visita pedonal pela cidade e no segundo fomos ao Vaticano! A cidade caracteriza-se pelas suas ruínas e pelas suas inúmeras praças e fontes… vale a pena visitar...o único conselho que dou é que essa visita não coincida com o pico do Verão! O calor que se fazia sentir era quase insuportável….o que nos “salvou” foi as fontes de água potável espalhadas por toda a cidade!

No Domingo (26/7) regressámos todos a Lyon pois na segunda era dia de trabalho….no aeroporto encontramos a Clara e o namorado, o Nuno, que também aproveitaram para visitar Roma.

As férias apesar de terem sido um pouco fatigantes a nível físico foram óptimas para abstrair um pouco das responsabilidades do trabalho…na minha opinião os locais de visita deviam ter sido invertidos (começar por Roma por ser a mais cansativa, seguir para Veneza onde se descansa da confusão e, por fim Barcelona onde encontrámos o descanso da praia ;)) mas mesmo assim foi muito bom ter tido a oportunidade de conhecer todas estas cidades…