22 de março de 2009

Les recettes "C'est Bizarre"

Pois é malta...Vou fazer o meu primeiro post.
Isto demorou algum tempo, pois não sabia muito bem o que escrever.
Relatar as nossas aventuras, vão perdoar-me, mas não o vou fazer muitas vezes, pois estaria a fazê-lo duas vezes, uma no blog da nossa "comunidade" e outra no meu blog.Mas não podia deixar dar o meu contributo.
Após o post do Pedro, associado à vontade de algumas pessoas querem aprender a cozinhar(Eu fiquei com essa sensação depois do jantar de Tugas. Espero não estar enganado) surgiu-me uma ideia: Desafio culinário intitulado Les recettes "C'est Bizarre".
O desafio consiste em as pessoas ir colocando as receitas de pratos que cozinharam em casa ou que aprenderam em algum sitio de forma a criarmos um livro de receitas.
Eu vou começar por colocar uma receita:

Mousse de Chocolate (4 pessoas)
  • 200 gr de chocolate culinário
  • 6 ovos
  • 4/5 colheres de sopa de açucar
  • 100 gr de margarina
Derreter, em banho-maria, o chocolate e a margarina.
Enquanto o chocolate e a margarina derretem, separar as gemas das claras e bater as claras em castelo (convém ficar bem batidas).
Misturar numa tigela grande as gemas e o açucar até ficar homogéneo e seguidamente adicionar o chocolate já derretido as claras em castelo. Envolver tudo muito bem e levar a frigorifico num mínimo 3 horas.Bom Apetite!!

Sugestão: Quando for para comer a mousse de chocolate, adicionar umas gotas de Rum ou Whisky.


20 de março de 2009

Une Soirée du mardi

Terça-feira é dia de trabalho. E quarta também. Mas isso não nos impediu de dar uma escapadela e passar uma noite bem agradável.

A ideia partiu da Virginie, que foi super querida e nos desafiou a ir patinar no gelo a seguir a um jantar na casa dela e do Vincent.


Posso dizer que esta noite longa começou com uma llllllooooonnnnngggggaaaaa subida a pique a pé(!) até à casa deles. Mas valeu a pena claro! Lá estivemos, os 9 portugueses mais a Virginie, o Vincent e a Valérie, a partilhar pizzas e conversas em francês fluente (cof cof). Uma descoberta engraçada foi que o Alberto e o Vincent, para além daquela altura toda, partilham também uma paixão de criança pelo jogo dos nhecos. Só espero é que o Vincent não descubra o meu ponto-fraco, senão vou ser lixada pelos 2!!


A patinagem aqui nem se compara àquela que passou por Lisboa há uns anos. Não só pelo facto de ser gelo de verdade, mas também porque aqui se encontram verdadeiros artistas. Nós é que pronto…somos uns coitados. Mas eu falo por mim que me diverti bastante e que o meu próximo objectivo é conseguir andar para trás!


Mas não pensem que a noite acabou aqui! É que nesta 3ª era o dia de St.Patrick e como na Vieux Lyon é só bares irlandeses, chegou-nos o rumor que aquilo ia estar muito animado. Então os mais resistentes lá foram dar uma espreitadela rápida para ver o ambiente, acompanhados claro do Monsieur Edgar, que é sempre o rei da festa!

15 de março de 2009

L'agréable samedi

Olá!

Depois de dias muitos frios, ontem, acordámos com os termómetros a marcar 19ºC! Este acordar já foi às 11h, apenas 30 min. antes da hora a que estamos habituados a almoçar durante a semana! É verdade, aqui há muitas coisas bizarres sendo que este costume é aquele que mais estranho!
De manhã fomos em busca do supermecado português que vimos anunciado no segundo dia da nossa estadia. Quando chegamos lá já era 12h15 e a hora de almoço era entre as 12h e as 15h…porém a simpatia dos portugueses ;) permitiu que entrássemos. Ficámos deslumbrados com tudo o que lá havia (só alguns exemplos: regueifa, bacalhau, pastéis de nata com um aspecto delicioso entre muitos outros produtos de que já sentíamos saudades!).
Já ficou combinado que temos definitivamente de lá voltar!

A tarde ficou reservada para um passeio ao parque Tête d’Or. O parque é enorme e bastante agradável. Além das amplas zonas verdes podemos encontrar um lago, estufas com vários tipos de flores e ainda um mini zoo!









À noite, fomos a casa de um amigo que o Boubou conheceu no IFP. O Florent foi muito simpático e convidou-nos para ir comer uns crepes muito bons…Contámos ainda com a companhia da Natalie e da Valerie (duas francesas que também trabalham no IFP), e da Milena uma polaca que sabe falar português! Entre as tentativas deles de aprenderem português e as nossas de conversar em francês houve uma boa disposição que marcou o jantar.
Para acabar o dia, fomos ainda conhecer um dos pequenos bares que existem nuns barcos ancorados ao longo da margem do rio Rhône.

O dia foi, de facto, longo mas muito agradável e simpático ;)

8 de março de 2009

Um fim-de-semana de descobertas

Este fim de semana foi o 1º em que começámos a descobrir os encantos de Lyon, e tenho a confessar que fiquei enchantée!


As 3 “maravilhas” que descobrimos foram a zona do Hôtel de Ville, a Vieux Lyon e a Croix Rousse.








São zonas muito distintas: Hôtel de Ville muito mais cosmopolita, com a Ópera, a Place Terraux e a longa Rue de la République com os seus edifícios elegantes e todos iluminados.







A Vieux Lyon deixou-me sem palavras. Pitoresca será expressivo o suficiente para descrever as suas ruas pedonais estreitinhas, com calçadas irregulares, muradas por casinhas antigas onde se multiplicavam lojas de crepes, antiguidades, roupas ao estilo indiano e bares com ambiente irlandês?






A Croix-Rousse foi-nos apresentada pela Sabrina e sinceramente não me comoveu muito. Fico com a esperança que numa manhã possa descobrir os mercados de rua que aqui são organizados e descobrir então a vida própria que parece estar associada a este sítio.

Mas a Sabrina não nos deixou ficar mal e apresentou-nos umas coisas bem giras: o Mûre des Canuts , paredes pintadas em homenagem aos trabalhadores da seda, e as Traboulles, portas existentes unicamente em Lyon que fazem a ligação entre ruas e que só por si são tema para um post.

7 de março de 2009

Les premiers jours

Bonjour!

Chegámos a Lyon, na semana anterior ao início do estágio, para tratarmos de todas as burocracias necessárias! Tudo correu bem mas infelizmente constatámos que ainda há europeus que não sabem que Portugal é um país independente….não é que a rapariga que nos atendeu na SFR (rede de telemóvel francesa) exclamou algo como: “Oh portugaises! C’est Espagne, non?” A nossa reacção imediata foi de surpresa mas, felizmente, o colega corrigiu-a rapidamente explicando-lhe que, de facto, portugueses não são espanhóis e que nós não achamos muita piada a sermos confundidos com espanhóis (apesar de não termos nada contra eles)! Bem, enfim…espero que pelo menos a funcionária tenha aprendido alguma coisa!

No Domingo fomos ao centro comercial aqui da zona que fica em Part-Dieu…tudo parece normal…porém a nossa ignorância em relação aos hábitos franceses provocou uma caminhada em vão! Pois é, parece que em França o Domingo é o dia da família e, por isso, não só o comércio mais pequeno como também as grandes superfícies se encontram encerradas…apenas é possível encontrar algumas lojas de alimentação abertas! Ficámos bastante surpreendidos pois estamos habituados a ver os centros comerciais cheiinhos de gente ao domingo…apesar de ser o extremo oposto ao que acontece em Portugal é uma questão de habituação que se revela bastante boa…um passeio pelas ruas de Lyon é, sem dúvida, mais agradável e saudável que uma tarde no Colombo ;)

À toute à l’heure! (ou simplesmente Até Já!)

6 de março de 2009

Mais qu'est que c'est bizarre ?!?!

Boas!

Os
stagiaires portugaises chegaram a Lyon para arrasar! Mas quem ficou KO fomos nós... Mas que raio de língua é que eles falam aqui?? Não gozem! Hão de tentar ouvir um grupo de franceses a falar entre eles e a dizer piadas e depois falamos...

Mas uma coisa é certa: estes franceses são loucos! Ou melhor, são
bizarres! E a personagem mais bizarre de todas chama-se Dexter... LOOOL! Na verdade ele não se chama Dexter mas sim Alexander(?), mas entre nós é carinhosamente conhecido assim.

O Dexter é o
intendant da residência Presqu'île e foi a 1ª pessoa marcante na nossa viagem. Como é que poderemos esquecer quando ao olhar para os apelidos iguais do Alberto e da Susie exclamou: "Mais c'est bizarre!!"

Na verdade ele é um pau para toda a obra. Precisas de uma ficha tripla? O Dexter arranja. Precisas de ligar pa EDF? O Dexter trata-nos disso. O teu frigorifico está cassé? Fala com o Dexter. Limpezas, lixo, reparações, coser botões, fazer-te a comida ....llloooollll
(consta que tem uns comportamentos suspeitos...)

Só espero que nos próximos 6 meses nos continuemos a encontrar com personagens assim porque valem a pena!

Beijinhos *********