Este fim de semana foi o 1º em que começámos a descobrir os encantos de Lyon, e tenho a confessar que fiquei enchantée!
As 3 “maravilhas” que descobrimos foram a zona do Hôtel de Ville, a Vieux Lyon e a Croix Rousse.
São zonas muito distintas: Hôtel de Ville muito mais cosmopolita, com a Ópera, a Place Terraux e a longa Rue de la République com os seus edifícios elegantes e todos iluminados.
A Vieux Lyon deixou-me sem palavras. Pitoresca será expressivo o suficiente para descrever as suas ruas pedonais estreitinhas, com calçadas irregulares, muradas por casinhas antigas onde se multiplicavam lojas de crepes, antiguidades, roupas ao estilo indiano e bares com ambiente irlandês?
A Croix-Rousse foi-nos apresentada pela Sabrina e sinceramente não me comoveu muito. Fico com a esperança que numa manhã possa descobrir os mercados de rua que aqui são organizados e descobrir então a vida própria que parece estar associada a este sítio.
Mas a Sabrina não nos deixou ficar mal e apresentou-nos umas coisas bem giras: o Mûre des Canuts , paredes pintadas em homenagem aos trabalhadores da seda, e as Traboulles, portas existentes unicamente em Lyon que fazem a ligação entre ruas e que só por si são tema para um post.
Sem comentários:
Enviar um comentário